Você é uma daquelas pessoas que amam comer massa regada aos mais diferentes tipos de molhos e sabores? Pois então, essa receita é a sua cara.
O nhoque é muito apreciado aqui no nosso país, a sua base de batatas já teve muitas outras variações como o uso da mandioquinha ou abóbora. Mas, fato é que o nhoque fica perfeito de qualquer jeito.
O prato é perfeito para servir em reuniões de família e amigos, ou até mesmo para o almoço ou jantar do dia-dia, ideal para quebrar a rotina do arroz e feijão (que também tem o seu valor).
Se você já ficou com água na boca só de ler, se prepare para se aventurar na cozinha hoje e fazer um delicioso nhoque caseiro e muito fresquinho.
Mas, antes de tudo, que tal conhecer um pouco mais sobre a história da criação do nhoque? Vamos lá!
De onde veio o nhoque?
Estudos acreditam que o nhoque teria sido criado por populações do Oriente Médio. Entretanto pode-se falar que o nhoque se popularizou na Itália, após modificações e incrementos na receita.
A receita base italiana usa o mingau para o preparo da massa. No Brasil, a receita chegou através da entrada de imigrantes italianos que queriam poder comer seus pratos típicos.
Hoje em dia, após modificações na receita que se tornou abrasileirada, faz-se o nhoque com uma base de batata, mandioca, abóbora, batata-doce e etc.
Acredita-se que durante expedições de romanos, na antiguidade, eles levavam essa receita de nhoque da época.
Hora da cozinha! Nhoque Recheado com Presunto, Queijo e Catupiry
Assim, tenho certeza que você merece aprender essa receita super gostosa. E garanto que todos os seus amigos vão elogiar seu prato. Portanto, veja quais ingredientes vamos usar para fazer essa receita e em seguida, o modo de preparo.
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de maizena
- 850g de batata
- 1 gema
- 18 g de margarina
- Queijo ralado (para polvilhar)
- Orégano para polvilhar
- Sal a gosto
Recheio
- 450 g de presunto
- 200 g de requeijão tipo catupiry
- 300 g de queijo muçarela ralado
Molho
- 700g de molho de tomate
- 2 cebolas grandes picadas
- 6 colheres de sopa de azeite
- 3 dentes de alho amassados
- Sal, orégano, pimenta-do-reino a gosto
- 1 cubo de caldo de galinha
Modo de preparo
Para começar, cozinhe as batatas no vapor até ficarem bem macias. Esprema ou amasse as batatas ainda quentes e depois deixe esfriando
Em seguida, acrescente a gema, o sal, a margarina e a maisena, vá adicionando a farinha aos poucos e amasse bem até obter uma massa homogênea.
Agora, se achar necessário, adicione mais farinha para conseguir modelar. Enrole a massa e corte cerca de 5 cm. Na sequência, agora vamos rechear! Misture o presunto, o queijo, o catupiry e faça bolinhas. Abra os pedaços na mão e coloque o recheio no centro.
Logo após, passe farinha na mão para conseguir modelar as bolinhas com facilidade. Em uma panela grande, coloque água e deixe ferver. Assim, coloque os nhoques, aos poucos, na água fervente e deixe cozinhar até que subam à superfície.
Para finalizar, com a ajuda de uma escumadeira retire os nhoques da água, coloque em refratário grande e reserve para fazermos o molho.
Molho
Para fazer o molho, aqueça o azeite a 180°, em uma panela, refogue o alho e a cebola até dourar. Em seguida, acrescente o molho de tomate e o caldo de galinha, deixe ferver e cozinhe por mais alguns minutos. Tempere com pimenta do reino, sal e orégano.
Para finalizar, coloque o molho no nhoque ainda quente e polvilhe orégano e queijo ralado. Sirva com arroz branco. Portanto, comenta o que você achou dessa receita e do modo de preparo. E compartilhe com seus amigos e sua família esse prato incrível.