O Natal, comemorado no dia vinte e cinco de dezembro em grande parte dos países do mundo, é um dos feriados mais comemorados e apreciados no Brasil. Têm-se o Natal como um feriado proveniente da religião cristã, pois o dia simboliza o nascimento do menino Jesus.
É por isso que no dia vinte e cinco de dezembro de todos os anos, enfeitam-se casas com luzes coloridas, montam-se árvores natalinas com enormes e cintilantes bolas decorativas, dentre tantos outros costumes. O Natal simboliza a união e é por causa disso que as famílias se reúnem e celebram juntos com ceias e presentes.
Apesar de o feriado ser cristão, o Natal não se iniciou com o nascimento de Jesus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Natal existe desde muito antes do tempo de Cristo.
Na Roma Antiga, no mesmo dia do nosso tão amado feriado, comemorava-se o nascimento de uma figura importante para toda a população romana, um deus da Pérsia. Tratava-se de um dia muito especial, marcado por reuniões religiosas sagradas e muitos banquetes por todo o território de Roma.
O Natal, por sua vez, teria sido criado muito antes e nada tinha a ver com motivos religiosos e tampouco comemorava o nascimento de deuses. Na verdade, o Natal, quando comemorado pela primeira vez, celebrava o início do solstício de inverno na parte norte do planeta Terra. É a partir desse dia que o sol começa a tomar cada vez mais o seu lugar nos dias, deixando o escuro para trás.
O importante é que, nos dias contemporâneos, ainda mais na atual situação que vem assolando o mundo inteiro, o Natal vem como um grande motivo para celebrar e comemorar a vida, reunindo a família e amigos, na medida do possível.
É por isso que esse feriado tem ganhado mais importância e é devido a esse caráter de importância, que devemos comemorá-lo da melhor forma. Uma das maiores e mais relevantes características do Natal é a ceia, na qual reúnem-se receitas tradicionais e familiares.
E como pensar em ceia natalina e não pensar no famoso e majestoso peru? Assim, tenho certeza que você merece aprender essa receita super gostosa. E garanto que todos os seus amigos vão elogiar seu prato. Portanto, veja quais ingredientes vamos usar para fazer essa receita e em seguida, o modo de preparo.
Ingredientes Peru de Natal
Recheio
- 200 g de azeitonas verdes picadas
- 10 – 12 ovos de codorna cozidos
- 300 g de peito de peru
- 5 tomates cortados
- 2 cebolas cortadas
- 50 g de margarina
- Moela do peru
- 4 xícaras de chá de farinha de mandioca
Peru
- Temperos e sal a gosto
- Cheiro verde
- Manjericão
- 2 cenouras
- 3 cebolas roxas
- Alho
- 125 ml de vinagre
- 250 ml de vinho branco
- 1 peru já limpo
Agora, separe cada ingrediente e vamos juntos preparar essa receita.
Como fazer a receita de peru de natal
Para começar, junte o vinho, o vinagre, alhos, temperos e sal a gosto. Acrescente ainda a cenoura, a cebola e o cheiro verde. Reserve. Em seguida, faça furos na carne do peru e regue-o com a mistura reservada. Reserve o peru temperado por 24 horas. Na sequência, coloque para cozinhar a moela, corte bem e adicione a cebola roxa. Acrescente os tomates, o peito de peru, azeitonas, ovos e a farinha de mandioca.
Para finalizar, pegue o peru e recheie-o com a farofa. Amarre as pernas para impedir que vaze. Pincele margarina no peru e leve ao forno até dourar. Essa receita visa trazer a magia do Natal para a sua casa e se você quer aprender a prepará-la, não perca tempo e anote já os ingredientes! Portanto, comenta o que você achou dessa receita e do modo de preparo. E compartilhe com seus amigos e sua família esse prato incrível.